domingo, 8 de abril de 2012

Convocação para projeto de extensão do MST - Enecos





Práticas de comunicação e cultura no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra


O quê. Projeto de extensão entre movimentos sociais - MST e Movimento Estudantil (Enecos) para colaboração e assessoria popular ao planejamento do Setor de Comunicação, elaborado pelos camponeses.

Por quê. Partindo das necessidades concretas do movimento social do campo, já elencadas autonomamente pelos sujeitos deste Movimento, propõe-se um diálogo com o conhecimento e habilidades práticas dos estudantes de Comunicação Social também organizados em movimento, intervindo para a transição da Universidade para sua função social. Há urgência no desenvolvimento por parte da classe trabalhadora de formas de comunicação, educação e cultura que propaguem idéias críticas e o chamado ao novo projeto de sociedade, defendido por estes movimentos. Alguns Movimentos já compreendem essa necessidade de disputa da hegemonia cultural da sociedade numa batalha permanente com a classe dominante, e este acúmulo precisa chegar também à Academia e seus movimentos, numa troca de saberes mútua.

Como. As práticas envolverão rádios comunitárias, produção de conteúdo para assessoria de imprensa, ações de organização do Setor de Comunicação, participação em formações, cineclubismo, produção de audiovisual, manutenção de comunicoteca, elaboração de projetos, produção cultural e mapeamentos. Para fortalecer a concepção dialógica da relação Movimento Social - Universidade, haverá momentos de reflexão sobre a perspectiva de educação popular crítica, fundamentada por Paulo Freire. Toda extensão deverá ser registrada institucionalmente em todas as universidades ou faculdades envolvidas.

Quem. Todo/a estudante interessado/a e envolvido/a nas atividades da Enecos.

Onde. Nas áreas de reforma agrária em todo Estado, segundo a demanda apresentada e atividades nas universidades.

Quando. Com início em abril de 2012, por todo o ano. 1ª reunião na próxima terça-feira, dia 10/04 às 17h na sala do Diretório Acadêmico Freitas Neto - Bloco de Comunicação Social - Ufal.

-- 

Atenciosamente,

Setor de Comunicação MST - Alagoas
Coletivo ENECOS Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário