terça-feira, 19 de agosto de 2014

Relatoria DAFN – 19 de agosto de 2014


Presentes: Caroline Barbosa, Cairo Marttins, Edna Santos, Juliana Ferreira, Jesica Oliveira, Robert Oliveira, Jessyka Faustino, Josuel Santos, Ariane Sapucaia, Amanda Silva.

Pautas:

·         Informes
·         Avaliação da SaCA
·         Festa de encerramento da SaCA
·         Nota de apoio ao curso de Comunicação Social da UFES
·         Reunião de planejamento e organização interna do DAFN

Informes:

·         Josuel esteve na última reunião do colegiado. Lá foi pontuado que houve uma liberação de verba para o jornal laboratório do COS, que deve ser impresso ainda esse semestre. Também foi contratada uma empresa para consertar as duas câmeras do estúdio, e chegaram 30 computadores para o curso. No colegiado também foi pontuado que dia 30 de setembro e 1 de outubro haverão as eleições para os dois novos colegiados, um específico de RRPP e outro de jornalismo. Foi solicitado que o DAFN indicasse o nome de um representante estudantil para compor a comissão eleitoral – na reunião, o nome tirado foi o de Danielle Henrique. Josuel irá informar ao colegiado.

·         Haverá CEB – Conselho de Entidades de Base no dia 26 de agosto. A pauta é a próxima eleição do DCE.

·         Dani esteve no ENMUP com outros estudantes que controem o DAFN. Disse que lá, a UJC fez um pedido para que o DAFN assinasse uma carta em prol da Universidade Popular. Como não tinha condições de rolar um contato com toda a gestão para decidir se assinaríamos ou não, no momento a carta não foi assinada. Danielle fará maiores repasses sobre o ENMUP e a carta na reunião do Coletivo Enecos Alagoas, no dia 23 de agosto, e lerá a carta para que o DAFN possa se posicionar com relação a assinatura da mesma.

·         Cairo pontuou que estudantes do primeiro período vespertino procurou o Diretório Acadêmico para pedir nosso suporte com relação à falta de professores – no momento, eles só tem dois, e estão sem muitas aulas. Ariane sugeriu que o DAFN puxe uma reunião com os primeiros períodos diurno e noturno para conversarmos sobre essas problemáticas que estão tendo, ver como o DAFN pode ajudar, e fazermos juntos uma oficina de cartazes, twittaço, ou qualquer outra ação para chamar atenção pro caso deles.


·         Na mesma noite, rolou passagem em sala na turma do primeiro período noturno para convidá-los para uma reunião na quarta, dia 20 de agosto, às 17h, para conversar sobre a falta de professores. Na própria quarta a tarde, rolará passagem em sala na turma da tarde para chamá-los para a reunião.

·         O DAFN também fez passagem em sala nas turmas da noite para reativar o Conselho de Representantes de Turma, pedindo para que as turmas que não tenham representantes ainda, façam uma eleição até o final dessa semana, pois semana que vem já nos reuniríamos com os mesmos para discutir as dificuldades que cada turma está passando e propor soluções.

Avaliação da SaCA:

·         Dani avaliou os espaços da SaCA como positivos, mas pontuou a desorganização da gestão para as atividades práticas antes desses espaços para garantir que eles acontecessem.

·         Josuel também pontuou a desorganização da gestão, e apontou como falha a nossa falta de contato com os calouros, principalmente nos dias de matrícula, onde deveríamos estar todos os dias e em todos os horários. Josuel questionou também o horário em que a SaCA acontece (17h), pois em outros cursos as calouradas acontecem em horário de aula, e não há esvaziamento dos espaços.

·         Carol avaliou os espaços como positivos, principalmente porque houve interação entre os calouros com o DAFN e a pauta colocada nesses espaços.  Uma problemática que ela considerou maior que a desorganização da gestão, foi que pouquíssimas pessoas da gestão debateram durante os espaços, e é preciso que todos/as do DAFN se coloquem nos espaços.

Festa de encerramento da SaCA:

·         Josuel explicou toda a situação do não-ocorrimento da festa: professora Andrea entrou em contato dizendo que não poderia haver festa devido a morte do pai da vice-reitora. Depois de dialogar com Josuel, Andrea ligou novamente para dizer que o COS estava com problemas elétricos em suas instalações, e por isso não poderia haver festa, pois não teríamos como puxar a energia. Disse que tentaria entrar em contato a Universidade para que a festa fosse realizada em outro local, e tempos depois disse que o pró-reitor estudantil por acaso passou pelo COS e disse que a Universidade não estava liberando festa para ninguém devido a problemas que ocorreram no passado com relação ao consumo de bebidas alcoólicas, que é proibido nas universidades. Aqui, os presentes na reunião pontuaram que houve festa de arquitetura no CTEC, e para todos ficou a impressão de que houve um boicote para que a festa no COS acontecesse.

·         O DAFN já havia pago R$ 400 de adiantamento para o contratado do equipamento de tenda, som e iluminação. Esse dinheiro tinha sido emprestado por Jônatas. Depois de dialogar com rapaz do equipamento, ele pontuou que não poderia devolver esse dinheiro, pois ele teve gastos, e deixou de fazer outro evento para estar no COS.  Jesica pontuou que conversou com professor Wagner, e ele disse que o Diretório Acadêmico não pode ficar no prejuízo por desorganização da coordenação. Ele se dispôs a conversar com Jônatas sobre como pode se dar a devolução desses R$400. Cairo e Josuel ficaram de acompanhar Jônatas nessa conversa.

·         Robert problematizou a questão da proibição da venda de bebidas alcoólicas na Universidade, dizendo que essa proibição existe por lei, e que o DAFN deveria acatá-la e não realizar mais festas, pois houve um caso em arquitetura em que um estudante entrou em coma alcoólico e o coordenador do curso está sofrendo um processo por isso.

·         Depois de algumas pessoas da gestão se posicionarem a favor da realização das nossas atividades culturais, e outras não, Carol propôs que discutíssemos isso mais profundamente na reunião de planejamento do DAFN, onde traçaremos nossas atividades futuras.

Nota de apoio ao curso de Comunicação Social da UFES:

A UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) teve seu vestibular do curso de Comunicação Social suspenso no início do ano, devido a uma avaliação feita pelo MEC. O MEC deveria voltar durante o ano, para avaliar as condições do curso novamente – que se adequou às exigências feitas - e liberar (ou não) o vestibular 2015. Acontece que eles não apareceram até agora, e o curso de Comunicação Social de lá corre o risco de mais uma vez não ter vagas abertas.
A situação lá está complicada, e a tempos que o pessoal do CA de lá está pedindo um suporte nacional pra que essa situação se resolva. A  Enecos tirou uma ação direta, e está colhendo assinaturas de CAs/DAs dos cursos de Comunicação do país para uma nota, feita pelo pessoal de lá de Vitória.
Considerando que o DAFN é filiado à Enecos, Carol expôs a situação e questionou se o DAFN poderia assinar ou não essa nota.

·         Depois da leitura da nota, Ariane a achou recuada, pois não há críticas na mesma ao projeto de educação do país, apenas o pedido para que o MEC fosse visitar o curso. Ainda assim, pontuou que seria bom o DAFN assinar em ato de solidariedade.

·         Houve votação, e das 10 pessoas presentes na reunião, todas votaram a favor da assinatura da nota. Cairo irá informar ao pessoal da Enecos que o Diretório Acadêmico Freitas Neto a assina.

Reunião de Planejamento e organização interna:

·         Irá rolar mais uma reunião de planejamento da gestão para as próximas atividades do DA. Ela será dia 27, a partir das 9h, na casa do pai da Ariane.


Nenhum comentário:

Postar um comentário