terça-feira, 21 de outubro de 2014

DAFN e CAGM realizam debate sobre Democratização da Comunicação

A luta por uma comunicação democrática é uma das bandeiras de vários movimentos sociais e do movimento estudantil. Durante o mês de outubro as entidades que reivindicam a democratização da comunicação realizaram atividades como atos e debates sobre o tema.
Entendendo a importância de trazer esse debate para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas, o Centro Acadêmico Guedes de Miranda (Direito) e o Diretório Acadêmico Freitas Neto (Comunicação Social) realizam na próxima sexta-feira (24) uma mesa redonda com o tema Democratização da Comunicação, às 17 horas, no auditório do CEDU.
 “A mesa redonda vai ser mais um aprendizado para os/as estudantes e toda a sociedade entenderem a importância da democratização da comunicação e do quanto é essencial, por exemplo, entendermos que os veículos de comunicação não podem estar nas mãos de pequenos grupos políticos e servindo apenas aos seus interesses. Por isso lutamos por uma Comunicação social, plural, cultural, do povo e para o povo” disse a estudante de Comunicação Social, Danielle Henrique.
Para a estudante de Direito, Karen Pimentel, democratizar a comunicação é essencial para a formação dos estudantes da área, já que as mudanças que a sociedade passa são influenciadas pelo poder dos meios de comunicação. “O atual quadro de oligopólio das concessões dos meios de comunicação fere a Constituição e o próprio Estado Democrático de Direito, concentrando as informações nas mãos de minorias que não refletem a realidade e suprimem a pluralidade político-cultural brasileira”, afirma a estudante.

Na mesa estará presente a professora doutora Renata Rolim da Universidade Federal da Paraíba, graduada em Direito pela UFPE e possui doutorado com a tese: “O exercício do direito à comunicação pelas rádios e televisões livres e comunitárias no Brasil”, ainda estará presente o professor Sivaldo Pereira, Phd em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, com estágio doutoral na University of Washington (EUA) e atualmente professor do curso de Comunicação Social da UFAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário